Mudanças entre as edições de "Relatório de Gestão Coordenadoria Judiciária 2019-2020"

De WIKI
Ir para: navegação, pesquisa
(Pessoas)
(Projetos)
 
Linha 14: Linha 14:
  
 
== Projetos ==
 
== Projetos ==
Unificação das secretarias cíveis
+
[[Unificação das secretarias cíveis]]
  
Unificação das secretarias criminais
+
[[Unificação das secretarias criminais]]
  
 
== Considerações finais ==
 
== Considerações finais ==

Edição atual tal como às 11h37min de 1 de outubro de 2020

Basicamente, um relatório de gestão é um documento que demonstra o desempenho de certas atividades de uma organização, constando as particularidades do negócio, a sua performance para atingir certo objetivo e os resultados obtidos em um determinado período. Ele pode ter várias finalidades diferentes, como:

  • registrar eventos importantes para a empresa;
  • avaliar e interpretar os eventos em busca de soluções para os gargalos processuais;
  • concluir e fazer recomendações sobre os estudos realizados;
  • monitorar métricas estratégicas e medir o desempenho do negócio em relação aos concorrentes de mercado;
  • avaliar a qualidade da comunicação entre os colaboradores, gestores, fornecedores, entre outros

Planejamento Estratégico

O atual Planejamento foi aprovado em 2015 pelo Tribunal Pleno, para o período de 2015-2020. Contempla o que está expresso na missão do Poder Judiciário de Mato Grosso: “Solucionar conflitos, buscar a paz social e manutenção do Estado Democrático”, amparada por valores de elevado grau e desdobrada em objetivos estratégicos. Tais objetivos são subsidiados por indicadores e projetos para que a execução possa ser efetivada.

Como ponto de partida do processo de revisão, definiu-se que a estratégia do Tribunal seria demonstrada pelo mapa estratégico institucional, de acordo com a metodologia do Balanced Scorecard (BSC), utilizada anteriormente na elaboração do Planejamento Estratégico em vigor, também alinhada à metodologia utilizada pelo Conselho Nacional de Justiça.

Trata-se de uma revisão participativa, envolvendo a Alta Administração, por meio de entrevistas, para análise do ambiente e a visão do público interno (servidores e magistrados) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

Projetos

Unificação das secretarias cíveis

Unificação das secretarias criminais

Considerações finais

A obra apresentada é resultado do trabalho contínuo de servidores que não mediram esforços para que o empreendimento pudesse alcançar êxito.

Muitos foram os que se diminuíram para que o Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso crescesse, elevasse-se na categoria dos Tribunais de Justiça do País e, muito além disso, alcançasse patamares mais altos junto à sociedade, foco da Instituição.

Tal qual um feixe de varas, a equipe se fortaleceu dia a dia, trabalho a trabalho, desafio a desafio, e unida, em busca de um só objetivo, qual seja, a prestação jurisdicional efetiva e célere, alcançou os resultados expostos neste relatório.

As peças fundamentais para o sucesso do tentame foram, sem sombra de dúvidas, o trabalho em equipe, o caminhar de mãos dados, o compartilhamento de boas práticas, o acompanhamento dos resultados, a disseminação do conhecimento, as sugestões colhidas de servidores, magistrados, advogados e partes, cujas experiências jamais podem ser relegadas.

Toda energia despendida para alcançar os resultados seria em vão, porém, se não fosse o apoio incondicional da Alta Administração do Tribunal de Justiça, representada na figura do Exmo. Senhor Desembargador Rui Ramos Ribeiro, ao qual externamos os mais sinceros agradecimentos.

Finalmente, considerando que fizemos o nosso melhor, pois quem dá o que pode, dá tudo o que tem, agradeço, imensamente, toda Equipe Judiciária, consciente, sempre, de que o Líder é apenas aquele que aponta o caminho para se alcançar os objetivos almejados.