Implementação da Gestão por Competências no PJMT

De WIKI
Ir para: navegação, pesquisa

Este projeto tem como objetivo implementar a Gestão por Competência no Poder Judiciário por meio das iniciativas como a avaliação de desempenho, progressão vertical, progressão horizontal, avaliação do perfil (Predictive Index), academia de novos líderes, entre outros.

O projeto visa a adoção de um modelo gerencial avançado de gestão de pessoas baseado no aproveitamento das potencialidades e de gestores e servidores no cumprimento de suas responsabilidades funcionais, bem como na melhoria continuada do desempenho desses colaboradores pela oferta de capacitação direcionada às lacunas de competência diagnosticadas.

Importante destacar que diversas etapas deste projeto visam cumprir os ditames do Art. 27 da Lei 8814/2008 que institui o Sistema de Desenvolvimento de Cargos e Carreiras e Remuneração (SDCR).

Histórico no setor público

A necessidade de implantação de programas de modernização da Gestão de Pessoas no Setor Público é fruto do aumento da exigência da Sociedade, do Servidor, das Lideranças e da própria Instituição.

Em 2006 foi publicado o Decreto 5.707, da Presidência da República, que fomenta a modernização das práticas de Gestão de Pessoas na esfera federal, com ênfase na Gestão por Competências.

Diversas outras resoluções, normativas e regulamentações vem sendo publicadas desde então, nas diversas esferas de poder inerentes ao Estado Democrático.

O CNJ também publicou a Resolução 111 no ano de 2009, a fim de fortalecer a geração de resultados no poder Judiciário, por meio da capacitação de Servidores em suas Competências, ou seja, o modelo de Gestão de Pessoas com foco em Competências.

Na justiça do trabalho, o CSJT publicou, em 2012, a Resolução 92, que estabelece metas de implantação da Gestão por Competências para todos os Tribunais do Trabalho até o final de 2013.

Incentivos para esta prática surgem a todo o momento, a partir de fontes diversas, e, embora esta prática de Gestão de Pessoas pareça inovadora, é preciso registrar que este modelo de Gestão iniciou-se na França na década de 70, contando com a participação de empresas privadas e, massivamente, do setor público francês.

Ainda nos anos 70 e 80, este modelo de Gestão expandiu-se para a América do Norte, ganhando o mundo em função do estímulo recebido por certificações de qualidade, a exemplo da família ISO.

Em linhas gerais, este histórico apresenta a grande relevância que o modelo de Gestão por Competências teve no mundo nos últimos 40 anos e, embora tenha se reinventado, até hoje é uma das práticas gerenciais mais saudáveis e consistentes em Gestão de Pessoas.

Nunca é tarde para iniciar uma ação que potencialize o desempenho do Servidor, viabilize uma carreira mais consistente, além da constante evolução intelectual e, principalmente, a melhor prestação de serviços para nossa sociedade.

Agora que você já conhece a história da Gestão por Competências, é seu momento de contribuir.