Mudanças entre as edições de "Avaliação de desempenho 2019"

De WIKI
Ir para: navegação, pesquisa
m (Manual)
m (Manuais)
 
(2 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 68: Linha 68:
  
 
===Manuais===
 
===Manuais===
[http://wiki.tjmt.jus.br/images/e/e0/Passo_a_passo_para_PDI_%281%29.pdf Manual de Orientação da Avaliação de Desempenho ]
+
[http://wiki.tjmt.jus.br/images/d/db/Manual_de_Orientacao.pdf Manual de Orientação da Avaliação de Desempenho ]
 
[[Categoria: Avaliação de desempenho 2019]]
 
[[Categoria: Avaliação de desempenho 2019]]

Edição atual tal como às 12h01min de 10 de fevereiro de 2020

O objetivo primário da Avaliação de Despenho é a melhoria do desempenho do servidor e da Instituição, por meio da identificação e mensuração das competências necessárias para realizar a estratégia organizacional, e por isto ela se aplica a todos os servidores ativos: efetivos, comissionados, estatutários estáveis, temporários etc.

Por outro lado, para os servidores efetivos, o processo avaliativo tem um significado especial, visto que, conforme o Artigo 27 do nosso Sistema de Desenvolvimento de Carreiras e Remuneração - Lei Estadual nº. 8.814/2008 – SDCR, a progressão funcional em níveis (Vertical, leva em conta essa aferição de desempenho).


Principal Objetivo da Avaliação de Desempenho

Esta Avaliação tem como objetivo a melhoria do desempenho do servidor e da instituição, por meio da identificação e mensuração das competências necessárias para realizar a estratégia organizacional, a capacitação e qualificação do servidor para afirmar essas competências.

Objetivos específicos

  • Reconhecer meritocraticamente os servidores, conforme previsto no Artigo 27, da Lei SDCR.
  • Desenvolver o servidor por meio de:
    • Auto-reflexão sobre os comportamentos que demonstram o desempenho;
    • Feedbacks construtivos com o líder imediato;
  • Aperfeiçoamento das práticas de educação corporativa por meio de:
    • Identificação dos conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) a serem desenvolvidos;
    • Orientação estratégica dos investimentos em capacitação.

Etapa de Levantamento de Hierarquia

O levantamento de hierarquia é uma etapa muito importante do processo de avaliação de desempenho! É por meio desse processo que é realizado:

  • Definição de avaliadores e avaliados: A partir da identificação de confirmação do líder imediato e da identificação de subordinados.
  • Na identificação de subordinados há três passos simples a serem executados:
    • 1. Confirmação dos subordinados
    • 2. Seleção dos papéis de trabalho
    • 3. Seleção dos grupos de pares

Conceito de pares:

Serão considerados pares, independente do papel de trabalho que exerçam, os servidores que realizam atividades inter-relacionadas e fazem entregas profissionais ao mesmo líder. Para efeito da avaliação de desempenho estar em um mesmo ambiente físico não necessariamente configura ser par. Para configuração de pares na avaliação de desempenho, as pessoas deverão trabalhar juntas por um período igual ou superior a 90 dias, dentro do período avaliativo.

Grupo de pares são servidores que atuam juntos, na mesma entrega.

Todos os servidores devem participar desta etapa.

Quem é meu líder imediato?

Relembramos que, para efeito da Avaliação de Desempenho, o superior imediato avaliador será o servidor ou magistrado que delega as atividades, acompanha a execução, cobra a qualidade e os prazos, independentemente de designação formal de sua hierarquia.

Como indicar meu chefe imediato?

Que papel de trabalho tem meu liderado?

Preparamos um conteúdo para auxiliar na escolha dos papéis de trabalho, sendo um para a 1ª Instância e outro para 2ª Instância:

Desenvolvemos ainda a matriz de papéis de trabalho para melhor entendimento: Matriz de papéis de trabalho

Tive mais de um superior imediato no último ano. Quem devo indicar?

Caso o servidor tenha sido subordinado a diferentes líderes no último ano, deverá indicar o superior mais recente, desde que até o início da Avaliação (18/09/2019), ele complete pelo menos 90 dias de trabalho como seu superior direto.

Caso a relação de subordinação não complete o tempo de 90 dias, deverá indicar o líder anterior. Na hipótese de nenhum dos superiores atenderem aos requisitos, deverá indicar o superior imediato atual.

Quem são meus subordinados?

Subordinados são servidores direcionados e orientados pelo líder imediato, onde recebem atividades/tarefas delegadas pelo líder e são avaliados quanto a essas entregas. Sendo assim, quem pode mensurar o desempenho do servidor subordinado é seu superior imediato.

Fui indicado como superior imediato, como devo confirmar minha equipe de trabalho?

Magistrados e servidores indicados como superiores imediatos realizarão a confirmação no Sistema da TechSocial, onde deverão confirmar a composição de sua equipe de trabalho. Será possível confirmar, remover, transferir e adicionar servidores membros à sua equipe. Esta atividade também teve início em 22/07/2019, com encerramento em 05/08/2019. Aqueles que porventura encontrarem dificuldades, deverão entrar em contato com a Central de Atendimento (65) 3617-3809, ou ainda pelo SDK da CRH , disposto na Página da Intranet do PJMT.

Manuais

Manual de Orientação da Avaliação de Desempenho