Avaliação de desempenho 2018

De WIKI
Revisão de 16h31min de 2 de agosto de 2018 por Francisca.calcagnotto (discussão | contribs) (Criou página com 'A avaliação de desempenho deste ano ocorrerá entre''' 24 de outubro e 11 de dezembro'''!<br /> Objetivo primário da avaliação é a melhoria do desempenho do servidor...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

A avaliação de desempenho deste ano ocorrerá entre 24 de outubro e 11 de dezembro!

Objetivo primário da avaliação é a melhoria do desempenho do servidor e da Instituição, por meio da identificação e mensuração das competências necessárias para realizar a estratégia organizacional, e por isto ela se aplica a todos os servidores ativos: efetivos, comissionados, estatutários estáveis, temporários etc.

Por outro lado, para os servidores efetivos o processo avaliativo tem um significado especial, já que, conforme no Artigo 27 de nosso sistema de carreiras - Lei Estadual nº. 8.814/2008 – SDCR, a progressão funcional em níveis (Vertical) leva em conta essa aferição de desempenho.

Assim como nas avaliações anteriores a comunicação sobre os procedimentos relativos à Avaliação de Desempenho é feita essencialmente por e-mail e pela página do servidor e por isto é fundamental que se o servidor acompanhe atentamente as orientações que precedem este importante evento.

Este ano a avaliação de desempenho terá um formato diferente. Assista aqui e entenda essas mudanças.

Principal objetivo da avaliação

A avaliação de desempenho tem como objetivo primário a melhoria do desempenho do servidor e da instituição, por meio da identificação e mensuração das competências necessárias para realizar a estratégia organizacional e a capacitação e qualificação do servidor para afirmar essas competências.

Objetivos específicos

  • Reconhecer meritocraticamente os servidores, conforme previsto no Artigo 27, da Lei SDCR.
  • Desenvolver o servidor por meio de:
    • Auto-reflexão sobre os comportamentos que demonstram o desempenho;
    • Feedbacks construtivos com o líder imediato;
  • Aperfeiçoamento das práticas de educação corporativa por meio de:
    • Identificação dos conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) a serem desenvolvidos;
    • Orientação estratégica dos investimentos em capacitação.

Levantamento de hierarquia de avaliação

O levantamento desta hierarquia de avaliação é feito pela “Página do Servidor” e divide-se em duas etapas:

  • Primeira etapa:

No período de 10/08/2017 à 13/09/2017 , cada servidor deverá indicar a matrícula/nome do seu superior imediato. Para efeito da Avaliação de Desempenho, o superior imediato avaliador será o servidor ou magistrado que delega as atividades, acompanha a execução, cobra a qualidade e os prazos, independentemente de designação formal de sua hierarquia.

Deve ser indicado o superior imediato atual, desde que a relação de subordinação complete, até a data inicial da avaliação (05/10/2017), pelo menos 3 (três) meses laborados. Caso o superior imediato NÃO atenda ao prazo mínimo estabelecido (3 meses), a avaliação será realizada pelo superior anterior. Na hipótese de nenhum dos superiores atenderem ao requisito, a avaliação será feita pelo superior imediato atual.

A partir de 10/08/2017, para indicar seu supervisor imediato, acesse a Página do Servidor e, em seguida, clique em Gestão por Competências e Progressão Funcional -> Progressão Vertical -> Hierarquia -> Identificar Chefe Imediato.

  • Segunda etapa:

Os servidores indicados como superiores imediatos na primeira etapa, deverão confirmar a composição de sua equipe.

No período de 14/09/2017 à 25/09/2017, os servidores indicados como superiores imediatos na primeira etapa, deverão confirmar a composição de sua equipe. Será possível confirmar, retirar (repudiar), transferir e acrescentar servidores membros a sua equipe.

Para isso, a partir de 14/09/2017, entre na Página do Servidor, clique em Gestão por Competências e Progressão Funcional -> Progressão Vertical -> Hierarquia -> Confirmar equipe.

Materiais de apoio

Vídeos

1 Novidades da avaliação de desempenho Assistir
2 Entendendo a taxa de congestionamento Assistir
3 Dr. Sebastião Arruda fala sobre a avaliação de desempenho Assistir

Perguntas frequentes

Sobre levantamento de Hierarquias

1.Quanto tempo terei para indicar meu superior direto?
O link para o preenchimento ficará disponível no período de 10/08/2017 à 13/09/2017. Neste ínterim, você precisa indicar onde trabalha e quem é seu superior direto.
2.Como identificar meu líder imediato?
O líder imediato é o servidor ou magistrado que realmente designa as tarefas do dia a dia, e a quem você presta contas do prazo e da qualidade de seus trabalhos, mesmo que não exista designação formal dessa hierarquia.
3.Tive alguns superiores imediatos nos últimos tempos. Quem devo indicar?
Caso o servidor tenha sido subordinado a diferentes líderes no último ano, deverá indicar o superior mais recente, desde que até o início da Avaliação (5 de outubro de 2017), ele complete 3 meses de trabalho como seu superior.Caso a relação de subordinação não complete o tempo de 3 meses de trabalho, deverá indicar o líder anterior.

Na hipótese de nenhum dos superiores atenderem aos requisitos, deverá indicar o superior imediato atual.

4. Como indicar?
A partir de 10/08/2017, ao acessar a Página do Servidor, será exibido uma mensagem logo abaixo da sua foto. Localize o link “Clique aqui” e preencha todos os campos.

Tela alterada.jpg

  • Ou, A partir de 10/08/2017, poderá ainda, indicar o superior pelo caminho: Gestão por Competências - Progressão Funcional - Avaliação de Desempenho e Progressão Vertical - Avaliado e Avaliador -Identificar Chefe Imediato.
5. Tenho dúvidas. O que fazer?
Em caso de dificuldades, entre em contato conosco através de SDKCRH em: sdkcrh.tjmt.jus.br

Sobre avaliação de desempenho

1. Sou servidor comissionado, por que preciso fazer a avaliação?
Fazendo a avaliação de desempenho, será possível identificar onde você já é bom e onde você precisa se aprimorar para, dessa forma, contribuir para a melhoria dos serviços judiciários. A avaliação é uma oportunidade rica de comunicação entre você e seu superior e você e seus subordinados.
2. Meu chefe não me avaliou. Ficarei prejudicado?
Na ausência de avaliação de superior, a sua auto-avaliação será considerada integralmente
3. Não respondi minha avaliação. Ficarei prejudicado?
Na ausência de sua auto-avaliação, a nota de seu superior imediato será considerada integralmente. Caso ele também não tenha respondido, você ficará sem nota avaliação e poderá ter prejuízos em sua vida funcional.
4. Quais prejuízos posso ter se não fizer a avaliação?
Para os servidores efetivos, a ausência de avaliação pode prejudicar a sua progressão vertical impedindo assim a melhoria de sua remuneração. Além disso, para todos os servidores, a ausência de avaliação pode trazer prejuízos na sua participação em eventos de capacitação promovidos pelo Tribunal. Futuramente, a avaliação de desempenho poderá influenciar em outros aspectos na carreira do servidor, tais como acesso à cargos, preferências no agendamento de férias, etc.
5. Como o magistrado fará a avaliação dos servidores subordinados a ele ?
O magistrado receberá um link que permitirá a avaliação dos servidores subordinados a ele
6. Tenho dúvidas. O que fazer?
Em caso de dificuldades, entre em contato conosco através de SDKCRH em: sdkcrh.tjmt.jus.br