Ajuda da API do MediaWiki

Esta é uma página de documentação da API do MediaWiki gerada automaticamente.

Documentação e exemplos: https://www.mediawiki.org/wiki/API

Módulo principal

Estado: Todas as funcionalidades mostradas nesta página devem ter o comportamento documentado mas a API ainda está em desenvolvimento ativo e pode ser alterada a qualquer momento. Inscreva-se na lista de discussão mediawiki-api-announce para ser informado acerca das atualizações.

Pedidos incorretos: Quando são enviados pedidos incorretos à API, será devolvido um cabeçalho HTTP com a chave "MediaWiki-API-Error" e depois tanto o valor desse cabeçalho como o código de erro devolvido serão definidos com o mesmo valor. Para mais informação, consulte API:Erros e avisos.

Testes: Para testar facilmente pedidos à API, visite Testes da API.

Parâmetros:
action

Qual ação executar.

Um dos seguintes valores: block, categorytree, changeauthenticationdata, checktoken, clearhasmsg, clientlogin, compare, createaccount, cspreport, delete, edit, emailuser, expandtemplates, feedcontributions, feedrecentchanges, feedwatchlist, filerevert, help, imagerotate, import, linkaccount, login, logout, managetags, mergehistory, move, opensearch, options, paraminfo, parse, patrol, protect, purge, query, removeauthenticationdata, resetpassword, revisiondelete, rollback, rsd, scribunto-console, setnotificationtimestamp, setpagelanguage, stashedit, tag, tokens, unblock, undelete, unlinkaccount, upload, userrights, validatepassword, visualeditor, visualeditoredit, watch
Valor por omissão: help
format

O formato da saída.

Um dos seguintes valores: json, jsonfm, none, php, phpfm, rawfm, xml, xmlfm
Valor por omissão: jsonfm
maxlag

O atraso máximo pode ser usado quando o MediaWiki é instalado num cluster de bases de dados replicadas. Para impedir que as operações causem ainda mais atrasos de replicação do site, este parâmetro pode fazer o cliente aguardar até que o atraso de replicação seja inferior ao valor especificado. Caso o atraso atual exceda esse valor, o código de erro maxlag é devolvido com uma mensagem como À espera do servidor $host: $lag segundos de atraso.
Consulte Manual: Parâmetro maxlag para mais informações.

Tipo: inteiro
smaxage

Define o cabeçalho s-maxage para esta quantidade de segundos. Os erros não são armazenados em cache.

Tipo: inteiro
Valor por omissão: 0
maxage

Define o cabeçalho max-age para esta quantidade de segundos. Os erros não são armazenados em cache.

Tipo: inteiro
Valor por omissão: 0
assert

Se definido com o valor user, verificar que o utilizador está autenticado. Se definido com o valor bot, verificar que o utilizador tem o privilégio de conta robô.

Um dos seguintes valores: user, bot
assertuser

Verificar que o utilizador atual é o utilizador nomeado.

Tipo: nome de utilizador
requestid

Qualquer valor dado aqui será incluído na resposta. Pode ser usado para distinguir requisições.

servedby

Inclua o nome de host que atendeu a solicitação nos resultados.

Tipo: booleano (detalhes)
curtimestamp

Inclui a data atual no resultado.

Tipo: booleano (detalhes)
responselanginfo

Incluir as línguas usadas para uselang e errorlang no resultado.

Tipo: booleano (detalhes)
origin

Ao acessar a API usando uma solicitação AJAX por domínio cruzado (CORS), defina isto como o domínio de origem. Isto deve estar incluso em toda solicitação pre-flight, sendo portanto parte do URI da solicitação (ao invés do corpo do POST).

Para solicitações autenticadas, isto deve corresponder a uma das origens no cabeçalho Origin, para que seja algo como https://pt.wikipedia.org ou https://meta.wikimedia.org. Se este parâmetro não corresponder ao cabeçalho Origin, uma resposta 403 será retornada. Se este parâmetro corresponder ao cabeçalho Origin e a origem for permitida (whitelisted), os cabeçalhos Access-Control-Allow-Origin e Access-Control-Allow-Credentials serão definidos.

Para solicitações não autenticadas, especifique o valor *. Isto fará com que o cabeçalho Access-Control-Allow-Origin seja definido, porém o Access-Control-Allow-Credentials será false e todos os dados específicos para usuários tornar-se-ão restritos.

uselang

A língua a ser usada nas traduções de mensagens. action=query&meta=siteinfo com siprop=languages devolve uma lista de códigos de língua, ou especifique user para usar a língua nas preferências do utilizador atual, ou especifique content para usar a língua de conteúdo desta wiki.

Valor por omissão: user
errorformat

O formato a ser usado no texto de avisos e erros.

plaintext
Texto wiki com os elementos HTML removidos e as entidades substituídas.
wikitext
Texto wiki sem análise sintática.
html
HTML.
raw
Chave e parâmetros da mensagem.
none
Sem saída de texto, só os códigos de erro.
bc
Formato usado antes do MediaWiki 1.29. errorlang e errorsuselocal são ignorados.
Um dos seguintes valores: plaintext, wikitext, html, raw, none, bc
Valor por omissão: bc
errorlang

A língua a ser usada para avisos e erros. action=query&meta=siteinfo com siprop=languages devolve uma lista de códigos de língua, ou especifique content para usar a língua de conteúdo desta wiki, ou especifique uselang para usar o mesmo valor que o parâmetro uselang.

Valor por omissão: uselang
errorsuselocal

Se fornecido, os textos de erro utilizarão mensagens personalizadas localmente do espaço nominal MediaWiki.

Tipo: booleano (detalhes)
Permissões:
writeapi
Uso da API de escrita
Concedidas a: all, user e bot
apihighlimits
Usar limites mais altos em consultas da API (consultas lentas: 500; consultas rápidas: 5000). Os limites para consultas lentas também se aplicam a parâmetros com vários valores.
Concedidas a: bot e sysop

Tipo de dados

O formato de entrada para o MediaWiki deve ser UTF-8, normalizado de acordo com a norma NFC. O MediaWiki pode converter outros tipos de entrada, mas esta conversão pode originar a falha de algumas operações (tais como as edições com verificações MD5).

Alguns tipos de parâmetros nos pedidos à API necessitam de mais explicações:

boolean
Os parâmetros booleanos funcionam como as caixas de seleção HTML: se o parâmetro for especificado, independentemente do seu valor, é considerado verdadeiro. Para um valor falso, omitir o parâmetro completo.
timestamp
As datas e horas podem ser especificadas em vários formatos. É recomendado o formato ISO 8601. Todas as horas estão em UTC, qualquer inclusão do fuso horário é ignorada.
  • Data e hora ISO 8601, 2001-01-15T14:56:00Z (pontuação e Z são opcionais)
  • Data e hora ISO 8601 com segundos fracionários (estes são ignorados), 2001-01-15T14:56:00.00001Z (traços, dois pontos e Z são opcionais)
  • Formato do MediaWiki, 20010115145600
  • Formato numérico genérico, 2001-01-15 14:56:00 (fuso horário opcional GMT, +##, ou -## são ignorados)
  • Formato EXIF, 2001:01:15 14:56:00
  • Formato RFC 2822 (o fuso horário pode ser omitido), Mon, 15 Jan 2001 14:56:00
  • Formato RFC 850 (o fuso horário pode ser omitido), Monday, 15-Jan-2001 14:56:00
  • Formato C ctime, Mon Jan 15 14:56:00 2001
  • Segundos desde 1970-01-01T00:00:00Z como um inteiro de 1 a 13 algarismos (excluindo 0)
  • O texto now
separador alternativo de valores múltiplos
Os parâmetros que aceitam vários valores são normalmente fornecidos com os valores separados por uma barra vertical (pipe), por exemplo parâmetro=valor1|valor2 ou parâmetro=valor1%7Cvalor2. Se um valor contém a barra vertical, use como separador o U+001F (Separador de Unidades) e prefixe o valor com U+001F, isto é, parâmetro=%1Fvalor1%1Fvalor2.

Créditos

Programadores da API:

  • Yuri Astrakhan (criador, programador principal, set 2006–set 2007)
  • Roan Kattouw (programador principal, set 2007–2009)
  • Victor Vasiliev
  • Bryan Tong Minh
  • Sam Reed
  • Brad Jorsch (programador principal, 2013–presente)

Pode enviar os seus comentários, sugestões e perguntas para o endereço mediawiki-api@lists.wikimedia.org, ou reportar quaisquer defeitos que encontre em https://phabricator.wikimedia.org/.